fevereiro 23, 2023

Café e suas propriedades

O café é uma bebida mundialmente consumida, por seus efeitos benéficos, pelo sabor e como parte de um ritual social.

O cafezinho está presente na cada de praticamente todas as pessoas ao redor do mundo e raramente alguém não gosta de um cafezinho.

O que muita gente não sabe é que o café conta é rico em nutrientes como potássio, zinco, ferro e magnésio. Possui aminoácidos, gorduras boas, além de açúcares e polissacarídeos. O café possui uma grande quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos e são exatamente esses compostos fenólicos que fazem tão bem para a saúde.

O café ajuda no emagrecimento, pois como é um grande ativador do metabolismo, ela vai auxiliar o corpo a queimar mais gordura.
Melhora desempenho cognitivo pela cafeína ter efeito psicoestimulante;
Ajuda do controle da diabetes tipo II por melhorar a sensibilidade a insulina;
Reduz o risco de Alzheimer e Parkinson, pois ele previne o cérebro de degeneração neuronal;
Ajuda na saúde hepática, pelos compostos fenólicos presentes na bebida;
Reduz muitos tipos de canceres;
Melhora o foco;
Ajuda na saúde do coração,
Ajuda no rejuvenescimento, pois é rico em antioxidantes.

A cafeína, presente no café é uma substância que pode ser prejudicial a muitas pessoas, principalmente para aqueles que tem gastrites, esofagites ou algum tipo de úlcera. Para quem tem intestino sensível ou irritado, para as pessoas muito ansiosas e para aqueles que sofrem com problemas para dormir.

Para que você usufrua de todos os benefícios do café, é importante saber a dose. Os estudos mostram que consumir de 3 a 4 xícaras (não canecas) ao dia, você terá muitos benéficos, porém se essas quantidades forem excedidas, você poderá ter sérios problemas.

Os profissionais da saúde sugerem que o consumo de café seja até as 17:00/18:00, pois se for além disso, pode influenciar muito na qualidade do sono.